Ter sucesso nos negócios é um resultado que exige muitos esforços e escolhas assertivas. Se de um lado os esforços estão ao alcance de qualquer um, desde um indivíduo iludido e despreparado até aquela pessoa genial, com certeza apenas aos geniais estão claras e tangíveis as escolhas assertivas.
Na hora de escolher a localização do seu negócio é preciso ter inteligência, você não poderá ser o indivíduo extremamente esforçado que é iludido e despreparado. Isso porque, por mais que você empenhe os maiores esforços jamais vistos, isso não será capaz de transformar um ponto péssimo em uma localização de ouro. Lembre-se a todo instante que uma boa localização pode significar o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Para escolher do jeito certo, é importante levar em consideração alguns fatores. Fatores que não podem ser ignorados: se o local é de fácil acesso, a visibilidade do ponto, o preço do aluguel, a concorrência no perímetro próximo etc.
Segundo as regras do marketing, atingir o sucesso em um negócio está absolutamente conectado à regra dos 4Ps. Segundo essa regra, todo negócio precisa harmonizar quatro fatores: produto, preço, promoção e ponto. Existe entre eles uma diferença gritante, mas que à primeira vista, por um olhar desatento, passa despercebido. Será que você conseguiu notar?
Bom, o produto, o preço e a promoção são fatores que podem ser ajustados a qualquer momento, mas o ponto não. Não é tão fácil trocar o ponto quanto é fácil trocar o preço, o produto ou modificar a promoção. Ainda que a escolha do ponto não seja eterna, com certeza você terá a intenção de que ao menos ela seja duradoura, o que afinal indicaria seu sucesso. É nesse objetivo que temos o foco.
Pois então, analisando suas opções de localização observe os seguintes critérios:
- Fácil acesso: lembre-se de considerar que ela deve ser de fácil acesso, tanto para o cliente que tem meio particular quanto também para aqueles que usam transporte público. É interessante também oferecer facilidades como estacionamento, que pode ser no imóvel ou em local próximo.
- Duração: Você terá metas a serem atingidas a médio e longo prazo. Esses objetivos podem ser oferecer um mix mais variado de produtos e serviços ou mesmo ter estrutura maior para atender mais clientes. Por isso é importante também escolher um ponto de venda que atenderá essas expectativas de reforma e ampliação em um futuro próximo. Essas adaptações estruturais que serão feitas trarão custos, mas de qualquer forma provavelmente custarão menos do que uma mudança para outro imóvel, que poderia inclusive impactar negativamente o número de consumidores.
- Valor do aluguel: No começo, é tentador encontrar um imóvel com aluguel barato, principalmente pelo fato de que a empresa ainda não tem grande margem de lucro. Mas pense a médio e longo prazo e perceberá que será muito melhor investir em um imóvel que atenda tanto as perspectivas atuais quanto futuras.
- Concorrência e demanda: Nem sempre é ruim ter concorrência próxima ao seu estabelecimento. Seus concorrentes poderão ser diretos, que trabalham com a mesma linha de produtos e para um mesmo público-alvo, como também poderão ser indiretos, que oferecem produtos diferentes para um público distinto. Sabendo identificar isso, avalie se o posicionamento desses concorrentes ajudará ou não o fortalecimento do seu negócio.
Em muitas situações, quando há concentração de um mesmo tipo de comércio em uma região, cria-se uma referência para quem busca determinado produto ou serviço. Por exemplo, rua das farmácias, a 25 de março em São Paulo, centro de eletrônicos etc. Nessa mesma análise considere o fator demanda, que precisa fazer sentido com a oferta, para que não aconteça de existir clientela insuficiente na sua área escolhida.
- Tráfego de pessoas: O ponto tem um preço ótimo, você não tem concorrentes, o acesso é excelente, mas não passa ninguém por lá, ninguém frequenta. Esse ponto é terrível se não há clientes. Às vezes pode até ser que tenha um fluxo de pessoas, mas a loja do vizinho ao imóvel que você quer ou da empresa que você está comprando está às moscas. Então antes de desistir de vez da negociação do ponto, analise se o preço dos produtos e serviços são compatíveis com a renda de quem costuma consumir ou vive próximo ao local.
Por exemplo, se você pretende oferecer produtos para um público de alto padrão, entenda que o mercado que está em volta do seu negócio deve seguir o mesmo propósito. Seguindo essa ideia, podem ser consideradas ruas especializadas em determinados tipos de comércio, galerias e shopping centers, por exemplo.
Existem ainda outros fatores a serem considerados na sua análise como:
- o tamanho é compatível com as necessidades do negócio?
- a localização condiz com o valor do aluguel?
- será preciso investir em reforma e adaptações?
- quais são as condições do contrato de aluguel?
Todos esses questionamentos levantados no artigo de hoje servirão para garantir ao seu negócio uma análise adequada da localização. Entenda também que gastar tempo, análise e cautela nessa escolha pode e vai te poupar muitas dores de cabeça. Nessas horas, pode ser importante contar com um olhar experimente de algum empresário mais calejado no ramo e de advogados empresariais, que possam te ajudar a responder a todas as perguntas levantadas acima e as outras que surgirão em cada caso concreto em específico.
Gostou do artigo de hoje? Então fique ligado no nosso blog para ter acesso às melhores informações sobre o setor varejista!