Para começar, sortimento de produtos não é a mesma coisa que mix de produtos. São conceitos muito diferentes que não se misturam. O sortimento de produtos é uma estratégia interessante que pode maximizar as vendas do seu negócio e ainda o destacar da concorrência.
O sortimento de produtos pode ser descrito em poucas palavras como a definição da quantidade de itens que irá compor uma determinada categoria de produtos. O sortimento de produtos é o que gera no cliente a percepção de variedade oferecida de pelo estabelecimento. Não se confunde com mix de produtos porque este é o conjunto de todos os produtos oferecidos pelo supermercado.
Na prática, o sortimento de produtos pode ser identificado da seguinte maneira. Imagine que você vá a um mercado, na parte da mercearia. Lá existem diversas subcategorias, como arroz, feijão, açúcar e outros. Para compor esta subcategoria do açúcar você pode escolher diferentes tipos de açúcar (demerara, cristal, mascavo, refinado etc.), como tamanhos diversos (5kg, 1kg, etc) e de diferentes marcas e preços. É essa variedade dentro da subcategoria que chamamos de sortimento de produtos.
Pode até ser que o seu mercado tenha um mix muito variado, mas que o sortimento seja pequeno e isso é ruim. Claro que sortimento demais também é negativo, já que deixa o cliente confuso e indeciso com a escolha. Por isso, o ideal é buscar um equilíbrio que seja apropriado para o porte do seu negócio e para o gosto do seu cliente. Não existe uma receita que sirva para todos os mercados, mas existem alguns passos básicos para se chegar a um sortimento ideal. Vejamos:
- Defina com quantos tipos e marcas você vai trabalhar
O sortimento de produtos está perfeito quando o seu cliente encontra aquilo que precisa. O primeiro passo é entender com quantos tipos e marcas de produtos a sua empresa consegue trabalhar. Não é necessário investir em dezenas de fabricantes, mas pode ser interessante ampliar a variedade investindo em novas categorias, e se limitar às principais marcas e faixas de preço dentro de cada categoria. Dessa forma você garante que o público tenha acesso a tudo o que precisa na loja.
- Considere o tamanho da loja
Outro fator importantíssimo na hora de definir o sortimento de produtos, é estudar o layout e o tamanho da sua loja. Assim, fica mais fácil escolher produtos que possam ser expostos no local sem gerar transtornos e prejudicar a circulação de pessoas.
- Não ignore a sazonalidade
Você conhece o impacto da sazonalidade nas suas vendas, mas precisamos destacar que ela também influencia no sortimento de produtos do seu supermercado.
A depender do seu calendário promocional, da época do ano ou da região em que o supermercado está localizado, pode ser preciso fazer adequações na seleção dos produtos que compõe as categorias. Assim, pode ser que alguns itens precisem ser retirados por um período para que outros sejam expostos.
- Conheça o seu mix de produtos
Outro fator que favorece um bom sortimento é o conhecimento do seu mix de produtos. Em outras palavras, é importante saber se o seu supermercado é conhecido por ser mais generalista (mais categorias, menos variedade de produtos) ou mais especialista (menos categorias, mais variedade de produtos). Dessa forma, fica mais fácil avaliar se os itens escolhidos atendem ou não às expectativas do cliente.
- Invista em tecnologia
Para fazer uma boa análise de sortimento e garantir escolhas inteligentes, é importante contar com o apoio da tecnologia. Softwares de gestão podem ajudar você a entender se a demanda dos seus clientes está sendo atendida através de níveis do estoque e os dados de vendas. A ideia é conhecer melhor o público-alvo do supermercado e, a partir disso, definir os produtos e as marcas que terão mais saída.
Gostou do artigo de hoje? Então acompanhe nosso blog para ser informado sobre tudo o que há de mais novo e importante no setor. Até breve!