Você certamente sabe que gerenciar uma padaria é uma tarefa complexa. Mas existem alguns pontos que podem dificultar ainda mais esse trabalho, que podem inclusive causar um impacto direto nos seus resultados.
Mas quais são os fatores que mais impactam a produção da sua padaria? Esse é um questionamento a ser respondido no rumo a uma melhor gestão do seu negócio.
- Registre a receita exata do seu produto
Faça o receituário dos seus produtos de produção própria.
Isso evita erros de produção, economiza tempo e não gera dúvidas na equipe. Outro ponto positivo é que isso mantém o custo do produto, mantém a qualidade final dele e as características intrínsecas de sabor, textura, peso e etc.
- Implante o processo de pré pesagem
Esse processo funciona da seguinte maneira, um colaborador prepara kits com todos os produtos que serão utilizados naquela receita. Assim, a equipe que irá preparar a receita encontrará todos os itens já separados, nas quantidades ideais, sem perder tempo separando estes itens e consequentemente sem deixar espaço para erros ou desperdícios durante o preparo.
- Tenha um cardápio fechado de produtos
É importante que a sua padaria ofereça um leque de produtos que atenda às demandas dos clientes. Ao menos as principais, claro. Isso porque, inevitavelmente, sempre ocorrerá de um ou outro cliente solicitar uma encomenda de um produto fora do cardápio, sem receita, sem cálculo de custos, sem testes de qualidade e etc. Por exemplo, é relativamente comum que clientes liguem para encomendar um quindim com cereja que foi visto na novela, ou a torta de manteiga escocesa do desenho do pica-pau e assim por diante. Não se surpreenda se o seu cliente sugerir misturas e recheios inusitados para os alimentos, mas entenda que ceder a uma demanda exclusiva lhe tomará tempo, custos e testes, afinal, sua equipe terá que ir atrás da receita e testá-la até mesmo de uma vez para não entregar algo fora das expectativas.
- Saiba os dados de produtividade
Por fim, mas não menos importante, você precisa entender os seus dados de produtividade. Você sabe quantos pães de sal o seu padeiro consegue fazer com 10 kg de farinha de trigo? E quantos kg de pães, comuns e especiais, que seu padeiro consegue produzir por dia? Em quanto tempo esses pães que foram produzidos são vendidos? Quantos quilos de farinha e de fermento são utilizados por dia para produzir apenas os pães de sal?
Você foi capaz de responder a todas essas perguntas? Então você precisa criar estratégias ou utilizar ferramentas que te ajudem a entender melhor a produtividade do seu negócio e responder a essas perguntas, porque isso interfere diretamente no seu custo. Desde o tanto de farinha que você precisa comprar, até nos custos operacionais envolvidos na produção de cada produto.
Gostou do artigo de hoje? Então fique de olho nas novidades trazidas pelo nosso blog!