De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercado (ABRAS), o açougue é responsável por 20% das vendas totais de um supermercado. Outro fator importante é que isso representa que os itens vendidos no açougue são considerados essenciais na vida do brasileiro, o que desencadeia uma concorrência intensa entre os supermercados. Nesse cenário, o melhor a fazer é buscar estratégias para inovar e se destacar da maioria.
No artigo de hoje iremos apresentar estratégias inteligentes para que seu supermercado chegue longe e conquiste esse objetivo. Vejamos!
Presença nas redes sociais
As redes sociais representam um grande leque de possibilidades em todos os sentidos. E para o açougue, isso não é diferente. Um simples story ou publicação com uma carne fresquinha pode dar ao consumidor ideias para o jantar e fazer com que ele vá direto à sua loja!
Não é necessário estar em todas as redes sociais que existem, apenas nas que fazem mais sentido e trazem mais retorno para o seu negócio. No geral, para o setor alimentício, as mais recomendadas são as redes sociais Instagram, Pinterest, Facebook e WhatsApp. Você pode explorar também outras redes e encontrar maneiras criativas e que combinem com seu estilo de negócio para poder publicar seu conteúdo. Algumas sugestões para publicação são publicar receitas com cortes de carne diversos, dar dicas para um churrasco, indicando cortes e acompanhamentos, mostrar o estoque fresco de carnes, etc.
Oportunidade para vender produtos complementares
Alguns itens complementam super bem os cortes de carnes vendidos no açougue, por isso, é possível enxergar oportunidades para vender estes itens complementares e aumentar o ticket médio. As farofas prontas são um exemplo disso, assim como as manteigas de garrafa. Temperos e azeites, pão de alho, espetos, cervejas artesanais, carvão, facas, tábuas, acessórios para churrasco e produtos afins também podem ser expostos no setor do açougue.
Diversidade de produtos semi prontos
Muitos clientes buscam praticidade no preparo das refeições e é justamente por isso que os produtos semi prontos apresentam grande saída. Uma boa opção para colocar em prática essa estratégia é a venda das carnes bovina, suína e de aves já cortadas e temperadas. Algumas outras possibilidades são espetinhos, bife à rolê; bife à milanesa; tulipa das asas; almôndegas de carne; rocamboles de carne; cortes marinados em temperos diversos, etc.
Seção de autosserviço
Para conseguir agilidade no atendimento, sem dúvidas, é necessária uma seção de autoatendimento, onde o consumidor possa escolher rapidamente o produto desejado.
Inclua no setor do seu açougue a possibilidade de ofertar um setor no qual o cliente possa pegar sozinho os cortes escolhidos, assim, além de trazer maior agilidade ao consumidor, o número de pessoas na fila do balcão de atendimento também será reduzido.
Com essas estratégias inteligentes o seu mercado alcançará excelentes resultados, aumentando o ticket médio, sendo marcante nas redes sociais e agradando e facilitando a vida do cliente.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado para ter acesso ao que há de melhor para o seu negócio!