O fluxo de caixa é um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresário a tomar decisões sobre a situação financeira da empresa. O relatório gerencial de fluxo de caixa informa toda a movimentação de dinheiro (entradas e saídas), sempre considerando um período determinado, que pode ser de uma semana, de um mês, de um dia e etc., à escolha e necessidade do usuário do sistema de gestão.
A principal utilidade do relatório de fluxo de caixa é a de ser possível visualizar as sobras ou faltas de caixa, isto é, quando vai faltar ou sobrar dinheiro, antes mesmo que essas situações ocorram, o que possibilita ao empresário que ele elabore o melhor planejamento para a entrada e a saída do dinheiro.
Qual é a importância do fluxo de caixa?
Esse relatório pode trazer mais informações e vantagens do que as de planejar e controlar as entradas e saídas de caixa e auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa. Essas duas vantagens com certeza já são suficientes para afirmar a importância do fluxo de caixa, entretanto, existem outras vantagens intrínsecas que podem ser valorosas. Vejamos:
- É possível saber se a sua empresa está trabalhando com aperto financeiro ou com folga;
- Pode-se verificar se os recursos disponíveis são suficientes para rodar o negócio por um período específico ou se será necessário obter capital de giro;
- Possibilita planejar estrategicamente as políticas de prazos de pagamentos e recebimentos;
- Conhecendo o fluxo de caixa, você conseguirá avaliar a capacidade de pagamentos antes de assumir novos compromissos;
- É possível avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para suprir os gastos assumidos no mesmo período;
- Possibilita avaliar qual o melhor momento para efetuar as reposições de estoque em função dos prazos de pagamento e da disponibilidade de caixa;
- Pode-se avaliar com maior clareza quais os melhores momentos para realizar promoções de vendas para melhorar o caixa no período necessário;
- E outras muitas vantagens.
No relatório de fluxo de caixa o período será definido pelo usuário do sistema de gestão, como dito anteriormente. Mais algumas informações são levadas em conta neste relatório, além do período considerado. Por exemplo:
Saldo Inicial: é o valor constante no caixa no início do período considerado para a elaboração do Fluxo. É composto pelo dinheiro na “gaveta” somado aos saldos bancários disponíveis para saque.
Entradas de Caixa: correspondem às vendas realizadas à vista, bem como a outros recebimentos, tais como duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc., disponíveis como “dinheiro” na respectiva data.
Saídas de Caixa: correspondem a pagamentos de fornecedores, pró-labore (retiradas dos sócios), aluguéis, impostos, folha de pagamento, água, luz, telefone e outros.
Saldo Operacional: representa o valor obtido de entradas menos as saídas de caixa na respectiva data. Possibilita avaliar como se comportam seus recebimentos e gastos periodicamente, sem a influência dos saldos de caixa anteriores.
Saldo Final de Caixa: representa o valor obtido da soma do Saldo Inicial com o Saldo Operacional. Permite constatar a real sobra ou falta de dinheiro em seu negócio no período considerado e passa a ser o Saldo Inicial do próximo período.
O SGLinear oferece o recurso de emissão de relatório de fluxo de caixa para a sua empresa. No sistema é possível escolher modelos distintos, desde relatório de fluxo de caixa de acordo com o plano de contas, onde é possível ver seu fluxo de caixa separado por despesas e receitas considerando o contas a pagar, a receber, saldo disponível em conta e os pedidos de compra que foram realizados no período, até o modelo de relatório de fluxo caixa classificando a movimentação diária da empresa.
Gostou do artigo de hoje? Fique atento às novidades do nosso blog, um espaço dedicado a você, que deseja o melhor conteúdo para o seu negócio, de forma objetiva e relevante.
Até breve!