Também conhecidos como minimercados, Mercado de Vizinhança, Mercadinho e Mercado de Bairro, esse tipo de comércio tem como uma de suas principais características, a proximidade ao consumidor. Conhecer as necessidades mais urgentes e atender a real demanda dos clientes, é fundamental para o sucesso.
Se engana quem pensa que um minimercado em nada se difere de um mercado a não ser pelo tamanho. A verdade é que os minimercados têm sim muitas particularidades e características que não são encontradas em mercados de porte maior. E são essas características específicas desse negócio que tornam o tema de hoje relevante para o varejo.
Ainda não se convenceu do potencial de um minimercado? Saiba que esse tipo de comércio vem crescendo e ganhando espaço no Brasil inteiro, a ponto de fazer com que os grandes varejistas também apostem nele. Estima-se que 40% do volume total de vendas do setor de autosserviço já se faça nos minimercados, e essa tendência só aumenta a cada ano. Aliás, tudo indica que a tendência de compras mais frequentes, em menores porções e na medida do possível, customizadas, deve orientar o comportamento do consumidor nos próximos anos.
A começar pela localização, já que minimercados são mais comuns em bairros. Um minimercado de bairro é inclusive uma das formas mais vantajosas de começar um negócio, uma vez que existe um bom fluxo de consumidores na região. Mas para alcançar o sucesso desse investimento, é importante conhecer a lista de produtos para minimercado que não podem faltar em suas prateleiras.
Pensando nisso, separamos recomendações baseadas em cada seção do seu minimercado. Confira!
Hortifrúti
Muita atenção para esta seção. Sem a estratégia correta, o prejuízo pode ser alto. Separe um espaço para produtos hortifrúti para oferecer um mix completo aos clientes. O ideal é ter itens mais comuns e consumidos com frequência no estabelecimento, como batata, tomate, cebola, alho, saladas e temperos.
Como o fluxo de pessoas em minimercados tende a ser pequeno se comparado a mercados maiores, o ideal é que os produtos tenham uma durabilidade maior, evitando perdas. A compra também deve ser feita com mais frequência e em menores quantidades para minimizar as perdas.
Higiene
Itens como sabonete, shampoo, condicionador, pasta de dente, escova de cabelo, desodorante, algodão e papel higiênico, bem como produtos de limpeza, são muito buscados em pequenos mercados e não podem faltar no estabelecimento.
Bebidas
Outra categoria importante em minimercados é a seção de bebidas. O ideal é ter uma variedade de refrigerantes, cervejas, sucos e destilados que são famosos e muito consumidos. Uma dica é ter uma geladeira, ainda que pequena, próxima ao caixa para oferecer os itens individuais gelados, incentivando as vendas.
Alimentos
A categoria base de todo minimercado são alimentos como o arroz, o feijão, o macarrão, as massas em geral, o leite, a farinha, o óleo, o açúcar, o sal, a massa de tomate e outros itens essenciais para o dia a dia de toda casa. Por esse motivo, é importante ter esses produtos sempre em estoque.
Frios
Outra categoria de produtos que não pode faltar no seu minimercado são os frios, ou seja, presunto, queijo, mortadela, salame e outros itens variados que são usados para lanches e diferentes pratos e muitos buscados em estabelecimentos de bairro. Normalmente, esses itens ficam próximos da padaria.
Padaria
Uma das tradições mais famosas no Brasil é o consumo de pão no café da manhã. Por esse motivo, ter uma padaria no seu minimercado é garantia de fluxo diário de consumidores no estabelecimento. Apesar da produção de pães ser trabalhosa e exigir equipamentos específicos, receber clientes com frequência aumenta o resultado em vendas do negócio.
Aqui também é possível oferecer outros itens, como bolos e tortas. Uma dica é que nem todos esses produtos precisam ser produzidos no local: eles podem ser comprados de um fornecedor da região e revendidos no ambiente. Avalie por exemplo a possibilidade de fazer uma parceria com uma padaria da região.
Açougue
Ter um ambiente de açougue também é uma boa estratégia para minimercados, oferecendo itens variados de carne vermelha, frango, peixe, salsichas, linguiças e outros itens ideais para refeições em geral. Uma dica para aumentar o ticket das vendas desses itens é oferecer produtos complementares, como pão de alho, palitos e carvão, usados para churrascos.
Mercearia
Por fim, não se esqueça de ter itens de mercearia, como salgadinhos, bolachas, doces, chicletes, pilhas e outros produtos consumidos periodicamente e comprados como complementos durante a visita ao estabelecimento, resultando no aumento ticket médio gasto, bem como da lucratividade do negócio.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!