Novos sistemas de pagamento, controle de estoque com uso de inteligência artificial, caixas sem atendentes, etc. De robôs à algoritmos, a tecnologia tem modificado todo o processo de gestão de negócios.
Não dá para adiar o inevitável, foi dada a largada da revolução!
São muitas as transformações que deixaram de serem apenas “rumores” para se tornarem realidade em nosso dia a dia.
Quem são os protagonistas desta revolução?
Um dos principais protagonistas desta revolução é o varejo americano. Entre 2017 e 2018, os Estados Unidos foi um dos responsáveis por alavancar o crescimento econômico.
Abraçaram as mudanças de comportamento dos consumidores, investiram em aplicativos intuitivos e no segmento de e-commerce.
O Efeito Amazon
A Amazon, é considerada uma das gigantes do varejo online. Mas engane-se quem pensa que a empresa investe apenas no ambiente virtual.
Em janeiro de 2018 a Amazon abriu em Seattle (EUA), a primeira loja física sem atendentes e caixas registradoras.
Confira aqui o vídeo de como funciona a loja : https://www.youtube.com/watch?v=NrmMk1Myrxc
Além da Amazon, outras empresas estão revolucionando o setor e utilizando a inovação a favor da experiência do consumidor.
Entre elas: Kroger, Target e Home Depot, que apresentaram resultados de crescimento tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.
Isso mostra como as gigantes do comércio estão buscando adaptar o varejo tradicional ao chamado “novo varejo”, integrando a loja física com o digital.
E o varejo brasileiro?
São várias as megatendências globais que estão modificando os negócios varejistas.
Por isso, o empreendedor brasileiro precisa remodelar a forma de oferecer produtos e serviços para os consumidores.
É preciso revisar as estratégias e focar em métodos tecnológicos para oferecer produtos/serviços que façam a empresa se destacar entre os concorrentes.
[Para ficar de olho]
“O futuro do consumo é a experiência”
A tecnologia é um canal que possibilita engajar efetivamente os clientes e encantá-los.
Dentre as soluções tecnológicas que podem aprimorar a experiência de compra estão o uso de dados para poder traçar e entender o perfil do consumidor.
E como captar esses dados?
Uma das maneiras de obter dados dos seus clientes para criar uma jornada de compra assertiva é investir em um aplicativo de promoção e fidelização.
De acordo com o tipo de produto que o seu cliente adquirir é possível que você invista em promoções e descontos personalizados.
Enfim, buscar se manter informado sobre as soluções que estão sendo criadas para contribuir com o fortalecimento da sua marca e com o aumento da rentabilidade é primordial. Avalie as possibilidades e veja qual se adequa mais a realidade do seu negócio.
São várias as mudanças, mas nada de ficar pensando que a tecnologia pode ser o “Fim do varejo”. Na verdade os recursos tecnológicos estão aí para melhorar a maneira como vendemos para o nosso cliente.
Já segue a gente nas redes sociais?
Estamos presentes no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube