Preocupar-se com segurança da informação e buscar soluções que sejam verdadeiramente eficientes e capazes de acompanhar o crescimento da empresa é obrigação de todo empreendedor. Certamente você já conhece muito bem os servidores locais, mas você sabe o que é um servidor em nuvem?
O servidor em nuvem têm ganhado destaque no setor varejista por conta da segurança, da praticidade, da redução de custos e do acesso remoto. O exato contrário do que os servidores locais são capazes de oferecer para o seu negócio.
O que é?
Em termos simples, um servidor em nuvem é um recurso centralizado que é hospedado e fornecido por internet e pode ser acessado sob demanda de vários usuários. Todas as funções de um servidor físico tradicional podem ser executadas por um servidor em nuvem, mas estes podem estar localizados em qualquer parte do mundo sem prejudicar seu processamento.
Diferenças e vantagens
Um contraste muito interessante entre os tradicionais servidores locais e os avançados servidores em nuvem, é que operando com os servidores em nuvem, se alguma coisa der errado, causando problemas ou falha nos processos, outras máquinas assumirão imediatamente o processamento dos dados, possibilitando que os seus sites e aplicações se mantenham operantes a todo momento.
Um segundo contraste interessante diz respeito ao espaço que ambos ocupam. Por oferecer muito mais do que um servidor local, pode parecer que um servidor em nuvem ocupa muito mais espaço. Mas a verdade é que essa solução não ocupa espaço físico nenhum na sua empresa, e por isso mesmo não está sujeita a danos, deterioração pelo tempo, chuva, má conservação, danos por temperatura, etc.
Quando o seu servidor físico tem alguma peça defeituosa, estraga o HD, fica ultrapassado ou seja qual for o prejuízo que ele sofrer, você precisa repor ou consertá-lo imediatamente para continuar operando. Mas quando o seu servidor é em nuvem, ele dispensa investimentos em manutenção, e os custos com atualizações ou configurações também são inexistentes, já que estão incluídos no serviço contratado. Logo, o servidor em nuvem é mais viável no longo prazo, do ponto de vista financeiro.
Conclusão
Os servidores em nuvem são ótimos para todos os tamanhos de negócio, e ainda mais para empresas que precisam armazenar grandes volumes de dados. Mais do que poder armazenar grandes volumes de dados, o interessante é a acessibilidade. Isso porque é possível fazer o gerenciamento de dados da empresa quando e onde quiser, bastando ter uma conexão com a internet e os dados de login da sua conta para utilizar os recursos da plataforma. Essa função possibilita por exemplo que funcionários trabalhem em home office ou que gestores acessem o servidor de qualquer lugar do planeta.
E as vantagens não param por aí. Se você acompanha o nosso blog, já deve estar atento às regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados, que já está em vigor, fiscalizando e multando aqueles que descumprem as normas. O uso de servidores em nuvem auxilia bastante nessa adequação à lei porque a tecnologia oferecida por eles garante mais segurança, menos riscos de vazamentos, invasões, contaminações por vírus e etc.
Por fim, vale lembrar que por todas as características que estão ligadas ao servidor em nuvem, você vai precisar investir em uma excelente conexão com a internet para operar com fluidez e tempo de resposta satisfatórios. E mais, quando houver a necessidade de ampliar o processamento de dados, você não precisará investir em peças para upgrade, como faria com um servidor local. Com um servidor em nuvem, basta contratar mais recursos e espaço, sob demanda, ainda que por exemplo seja só para um período de fim de ano, alguma ocasião excepcional ou qualquer outro motivo, sem ter a necessidade de montar o produto, acomodar em um espaço e etc.
Gostou do artigo de hoje? Agora você já sabe de todas as vantagens de ter um servidor em nuvem no seu negócio! Continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista.
Veja também:
Conheça as vantagens de um ERP em nuvem – Linear Sistemas
Linear Cloud – Linear Sistemas