Investir em tecnologia para supermercados é cada vez mais importante diante da velocidade na troca e no recebimento de informações, e principalmente diante da necessidade de se diferenciar no mercado varejista. Sem esse investimento em tecnologia, fica difícil fidelizar os clientes e ter uma boa reputação no mercado.
Mesmo que seja inquestionável a importância do investimento em tecnologia, muitos gestores desse segmento ficam perdidos sobre quais tecnologias podem ser eficientes para os supermercados e quais não dão certo, por serem comércios tão tradicionais. Pensando nessa dificuldade, preparamos este artigo para te ajudar a conhecer quais tecnologias podem trazer um diferencial competitivo que faça o consumidor escolher o seu supermercado. Confira!
Invista em recursos tecnológicos que aumentem a sua produtividade
As tarefas repetitivas e manuais demandam um valioso tempo dos funcionários e as chances de erros e desperdícios são grandes, principalmente porque a repetição leva ao cansaço e a falsas memórias (“será que eu já contei esse produto? Não sei, porque é tudo sempre igual e repetitivo”). Muitas tarefas que até os dias de hoje são necessárias, se reinventaram e abandonaram seus jeitos ultrapassados. Um exemplo disso é o registro das vendas no papel, em caderninhos, planilhas. Graças à tecnologia, existem sistemas de gestão, muito mais seguros e menos sujeitos a erros humanos, e que potencializam a produtividade da sua equipe para permitir que os funcionários tenham o tempo para fazer o que as máquinas ainda não fazem: pensar e tomar decisões.
Invista em recursos tecnológicos que melhorem a experiência para os clientes
A cada dia os clientes estão mais conectados e exigentes. Muitos deles até estão dispostos a pagar mais caro se isso significar personalização e uma melhor experiência e atendimento. Isso demonstra o quanto o bom atendimento é relevante para um negócio. Ainda que o seu produto ou serviço seja o melhor do mundo, se o seu atendimento for péssimo, clientes deixarão de comprar. Essas empresas que pararam no tempo e não investiram em bom atendimento se tornam irrelevantes devido a sua própria ineficiência. Um exemplo de mau atendimento que prejudica fortemente a fidelização de clientes no supermercado é a demora dos atendimentos no caixa. Aliás, esperar é uma palavra que o consumidor repudia e que muitos farão de tudo para não ter que lidar com a espera, independentemente do tipo de público do seu negócio, já que essa costuma ser uma característica em comum entre todos os tipos de perfis consumidores. Sendo assim, invista em tecnologia que possibilite que serviços de atendimento sejam feitos de maneira mais rápida.
Invista em recursos tecnológicos que melhorem o controle de estoque
Errar com o controle de estoque é sempre prejuízo. Se faltam produtos, é prejuízo nas vendas, se eles saem da validade, é prejuízo. A saúde financeira de um supermercado depende muito de seu controle de estoque. Por outro lado, não há nada mais complexo do que realizar o controle de estoque de centenas ou milhares de produtos que entram e saem
todos os dias. Lidar com isso com a tecnologia já é difícil, mas sem ela é tarefa impossível. Felizmente existem sistemas de gestão voltados para a automação desse tipo de acompanhamento.
Invista em recursos tecnológicos que reduzam custos
A tecnologia pode ser uma grande aliada para reduzir e eliminar custos consideráveis. Ao implementar uma nova tecnologia, é comum que as primeiras economias sejam percebidas com o aumento da produtividade e eliminação de retrabalhos, agilidade na realização de tarefas, desperdícios, falhas e demora no atendimento. Entretanto, a redução de custos com a tecnologia vai além disso.
Com a automação de tarefas é possível reduzir os gastos com mão de obra e ter uma equipe mais centrada em solucionar problemas e tomar decisões estratégicas. Todos os departamentos do seu supermercado serão beneficiados nesse sentido, como o estoque, o marketing, as compras, o financeiro, e até mesmo os serviços de atendimento ao consumidor.
Por fim, sabendo que a tecnologia é uma grande aliada para o crescimento do seu negócio, ficou claro que toda tecnologia que traga melhorias é bem-vinda e merece investimento. Mas na prática, você precisará identificar quais soluções o seu negócio precisa mais e quais são os seus pontos fracos prioritários, e assim avaliar as tecnologias e ferramentas que precisam ser implantadas com mais urgência e gradativamente.
Gosto do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!