Em toda área de atuação, existem alguns termos específicos que são utilizados para definir processos e ferramentas utilizadas por profissionais inseridos na área. No varejo não é diferente. Você sabe o que é PDV? POS? TEF? Se não, este post a seguir é para você que acabou de entrar nesse universo seja com seu novo empreendimento ou emprego. Acompanhe esse post e conheça algumas siglas e definições que rodeiam o campo.
Checkout
A palavra vem do inglês e é a junção de dois termos amplamente usados na língua. Check significa ‘checagem’, ’verificar’ e out significa para fora. Assim, checkout definiria o momento em que o cliente paga e sai de sua loja. Esse termo é utilizado para determinar o conjunto de máquinas responsáveis por esse processo, no caso o caixa.
PDV
O Ponto de Venda é basicamente o local em que os clientes pagam pelos produtos que eles compram, mais conhecidos como caixas. Muitas vezes ele pode ser caracterizado também pelas máquinas de cartões, as POS.
TEF
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é o software que faz a comunicação entre as máquinas de cartão e os estabelecimentos comerciais. É a solução tecnológica mais segura para varejistas que realizam essas transações. Com o TEF é possível centralizar e integrar todos os pagamentos efetuados no PDV, já que o processo é realizado de modo totalmente eletrônico e automático, eliminando o risco de erros manuais.
ERP
Enterprise Resource Planning significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial. É o software que realiza toda a gestão do seu supermercado e integra os principais processos feitos dentro de uma loja, que são: vendas, estoque, cadastro, financeiro, compras e relatórios. Tudo com a maior segurança e agilidade. Conheça nosso Sistema Integrado ERP clicando aqui.
POS
A sigla POS vem de Point of Sale, que traduzido significa Ponto de Venda, o famoso PDV. São propriamente ditas aquelas máquinas de cartões utilizadas para pagamento em crédito e débito em sua loja.
PinPAD
É lá que acontece os pagamentos de sua loja. Os PinPADs são terminais parecidos com as máquinas de cartão só que com fio, onde o consumidor insere o cartão para realizar a compra. Eles são ligados ao caixa e são responsabilidade dos operadores que realizam os processos de administração e pagamento no ponto de venda.
NFC-e
A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é uma atualização do tradicional Cupom Fiscal emitido por ECF (Emissor de Cupom Fiscal). Ela é uma modernização
automatizada e sustentável da emissão dos comprovantes de compra, além de dispensar a impressão, já que todo o processo é feito pela internet. Antes, o empresário era obrigado a arquivar todos os comprovantes de compra impressos por ECF durante 5 anos. Agora, com a modernização e a não obrigatoriedade de impressão, ficou muito mais fácil o armazenamento desses documentos. Isso porque, quando realizada a compra, a NFC-e é emitida eletronicamente com a extensão de arquivo XML que deve ser armazenada, durante ainda, 5 anos.
Conheça nosso e-book que esclarecerá todas suas dúvidas sobre NFC-e.
Pronto! Agora você está inteirado das principais siglas e termos que rodeiam o mercado. São muitas definições que, com certeza, você irá se deparar no futuro trabalhando no ramo. Esperamos que tenhamos te ajudado nessa nova jornada em que se encontra. A Linear Sistemas dispõe dos melhores Softwares de gestão para o seu negócio, seja ele padaria, supermercado, açougue, hortifruti, atacarejo ou restaurante.
Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa com um dos nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a melhorar os processos do seu negócio! Telefone: 31 2511-3131 ou cadastre-se aqui.