Direto ao ponto, o PDX é a evolução do PDV. Essa evolução ocorreu devido às mudanças no comportamento de consumo, a utilização cada vez mais presente da tecnologia e as novas necessidades e desejos dos clientes. Todas essas alterações fizeram com que o já tradicional “PDV” (ponto de venda) se transformasse em algo maior, o chamado PDX (ponto de relacionamento e experiência).
A letra “X” pode ser entendida como a experiência que o shopper precisa ter no seu ponto de venda. Claro que você já sabe que o varejo está passando pela “era da experiência”, mas como fazer com que o seu supermercado acompanhe essa tendência que veio para ficar? No artigo de hoje te ajudaremos a responder essa pergunta.
Mais do que produtos, o consumidor atual busca encontrar ações inclusivas, acolhimento, proximidade, personalização, cooperação, cuidado com o ambiente e posicionamento do seu negócio. Isso vale tanto para o ambiente físico quanto para o digital, que aliás, recomenda-se que sejam ambientes integrados e complementares, assim ambos agregam e evoluem o relacionamento que sua empresa tem com o cliente e a experiência que é proporcionada a ele.
Na prática, como fazer para evoluir um PDV para um PDX? Daremos três exemplos práticos:
- Oferecer informações, serviços, soluções, ações educativas, entretenimento e consultoria sobre determinados produtos e categorias. Esses conteúdos podem ser feitos em postagens nas redes sociais e encartes, mas também de forma presencial na sua loja, por vendedores treinados e capacitados;
- Gerar emoções e sensações positivas relacionadas aos produtos e à sua marca. São inúmeras as possibilidades de causar impacto emocional e sensorial nos seus clientes. Avalie as possibilidades para que isso aconteça presencialmente e digitalmente;
- Considerar a ampliação do mix de mercadorias, caso isso possa melhorar a experiência do cliente com a sua marca – mas sem prejudicar a sua operação.
Perceba que a tecnologia é uma grande aliada nessa missão, seja para integrar ambiente digital e físico ou para facilitar a aplicação de estratégias. Essa digitalização do varejo é real e não pode ser ignorada, afinal, já que o seu cliente está no ambiente digital, sua empresa também precisa estar. Independentemente do canal que o seu cliente escolha para interagir com a sua marca, seja no ambiente físico ou no digital, garanta que o seu cliente tenha sempre a melhor experiência.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao melhor conteúdo sobre o setor varejista. Até breve!