Toda organização, para se desenvolver e crescer necessita de uma boa reputação. Para isso, não basta ter um amplo espaço e uma equipe numerosa, deve-se investir no treinamento e na capacitação de seus colaboradores.
Atualmente, o mercado vive um constante processo de mudança e, por consequência, houve um grande aumento na competitividade.
Nestas circunstâncias podemos considerar que uma empresa que não investe no treinamento de seus funcionários, não investe no próprio negócio.
Uma organização empresarial é constituída por pessoas e elas precisam estar preparadas para os desafios diários, de modo a contribuir com o sucesso e crescimento da empresa.
Por que investir em treinamento e capacitação?
Para que uma empresa consiga se sustentar a curto, médio ou longo prazo, treinamento é uma questão de sobrevivência, não se trata simplesmente de custo.
Quando os colaboradores não recebem treinamento, ficam despreparados para exercer suas funções e o negócio não prospera, pois os clientes não sentem segurança. Por isso, o investimento em treinamento e capacitação é tão importante. Sem contar que, focar no desenvolvimento de seus colaboradores, pode trazer um retorno recompensador tanto para eles, quanto para a própria empresa.
Benefícios de treinar e capacitar os colaboradores
Através de treinamentos e capacitações, além de obter resultados satisfatórios, é possível descobrir novos talentos e ter funcionários mais engajados e assíduos.
Muitos empresários têm uma visão errônea quando se refere a capacitar/treinar os seus funcionários. Acreditam que isso seja um trabalho sem resultados e que só gera custos.
Mas a realidade mostra que os clientes estão cada vez mais exigentes e informados.
O custo de perder um cliente por despreparo do colaborador é muito maior do que o investimento em seu desenvolvimento.
Inúmeros são os benefícios quando o treinamento/capacitação são adotados pela empresa. Entre eles podemos destacar:
– Vantagem competitiva sobre a concorrência;
– Melhora significativa na qualidade dos serviços/produtos;
– Melhoria no atendimento ao cliente;
– Incentivo do trabalho em equipe;
– Promoção de um bom clima organizacional;
– Colaboradores motivados e confiantes.
Independente do setor de atuação e do porte da empresa, investir no treinamento e na capacitação de funcionários é uma estratégia inteligente. Não deixa de ser um desafio para muitos, contudo, se os benefícios forem considerados, resulta em melhorias internas e retornos financeiros relevantes e vantajosos.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente