Sabia que o sucesso financeiro da sua empresa pode começar por uma gestão de custos realizada corretamente? No artigo de hoje, vamos explicar o que de fato é uma gestão de custos e como você pode realizar a partir de hoje.
Primeiramente, vale ressaltar a importância de que o empreendedor conheça o próprio negócio de pequeno ou de médio porte, inclusive porque os cuidados essenciais e a gestão de custos, preferencialmente, se possível, devem ser feitos pelo próprio empreendedor, não sendo recomendado deixar essas obrigações nas mãos de terceiros. O conhecimento do assunto auxilia o proprietário do negócio a ter uma boa gestão financeira, administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de produtos.
Mas o que de fato torna a gestão de custos tão importante?
O preço final de um produto precisa condizer com a realidade dos custos que ele gerou e ainda gera para estar disponível para venda. Quando o preço final não leva em consideração todos os custos, é possível que as margens de lucro fiquem prejudicadas, bem como o volume de vendas e o andamento geral do negócio.
Existem dois tipos de custos
Esses custos se dividem em variáveis e fixos. Os fixos são folha de pagamento de funcionários, energia elétrica, telefonia, água, segurança, aluguel, contabilidade e etc.
Já os custos variáveis correspondem a tudo o que é gasto para produzir ou comercializar o seu produto ou serviço, como por exemplo, os impostos sobre mercadoria e comissão de vendedores, se houver. Outros custos variáveis são manutenção de equipamentos, aquisição de materiais para escritório, insumos, reparos e etc.
Tenha um orçamento dos seus custos mensais
Procure fazer um levantamento de todos os gastos, tanto os fixos quanto os variáveis, dessa forma será possível identificar quais investimentos precisam de mais atenção, quais merecem corte e quais merecem aumento. Estabelecer um orçamento mensal de gastos, ainda que os custos variáveis sejam em certa medida imprevisíveis, ajuda muito a ter controle financeiro e é uma atitude muito saudável para a gestão do seu negócio.
Como fazer a gestão de custos?
Passo 1. Fazer o planejamento orçamentário, considerando os custos variáveis e fixos
Passo 2. Estabelecer metas entre os colaboradores para que o planejamento orçamentário ocorra dentro do previsto. Por exemplo, conversar com o setor comercial para que ele mantenha as compras de mercadorias dentro do orçamento estipulado; conversar com o gerente do estabelecimento para orientar os colaboradores de evitar perdas de mercadorias, gastos desnecessários de energia e água, manutenção de equipamentos pelo mau uso e etc; instruir o setor financeiro a ficar atento com os gastos e contas a pagar, para evitar juros e multas, além de ficar atento a inadimplementos de clientes e fornecedores.
Passo 3. O responsável por realizar a precificação precisa dominar todas as técnicas de precificação, além de conhecer todos os custos e de saber calcular margens e impostos. Paralelamente a isto, é importante ter ferramentas como DRE gerencial e relatório de fluxo de caixa
Gostou do artigo de hoje? Então fique atento às novas postagens do blog para saber sempre mais e melhorar a gestão do seu negócio.