Quando o assunto é ter sucesso, os melhores resultados são conquistados por aqueles com as melhores estratégias. Para chegar lá, atributos como planejamento e atenção são indispensáveis. Quando falamos de ter sucesso ou de atingir o fracasso no hortifrúti, a diferença está no detalhe.
Isso acontece porque, no hortifrúti, os prejuízos podem vir de uma ação ou de uma omissão. Isso significa que é possível errar agindo ou deixando de agir. Um exemplo disso é a higiene dos produtos, que diferentemente dos produtos das outras seções, necessita de uma limpeza rotineira.
Por isso, a primeira dica é limpar todos os resíduos dos produtos, remover frutas podres, folhas estragadas, produtos mofados etc. Além de demonstrar profissionalismo e capricho, o produto e a seção ficarão mais atrativos para o consumidor. Vale lembrar ainda que uma seção de hortifrúti limpa e higienizada garante a qualidade dos produtos e evita a perda de mercadorias por deterioração.
Por falar em deterioração, os produtos de hortifrúti estragam muito rápido, e isso é fato. É justamente por isso que se faz necessário controlar o abastecimento e o estoque dos produtos oferecidos no seu hortifrúti. Ter um bom controle de estoque vai fazer a diferença nesse ponto, então analise com atenção o volume de vendas de cada produto para evitar desperdícios ou faltas no abastecimento.
Ainda que você higienize adequadamente, cuide do armazenamento e compre a quantidade correta, não há como ter sucesso se os produtos já chegam deteriorados, batidos e estragados no seu estabelecimento. Por isso, tenham bons fornecedores para que você possa oferecer produtos bons para os seus clientes. Vale lembrar que o recebimento da mercadoria é uma etapa importante, que precisa ser acompanhada de perto por algum funcionário, autorizado inclusive a recusar o recebimento em caso de deterioração do produto.
Outro ponto importante diz respeito sobre a iluminação e ventilação do ambiente. É necessário que este seja um lugar mais harmonioso, com luz natural e ventilação. Tudo isso irá contribuir para que os seus produtos estejam em melhores condições e irá oportunizar que você se torne destaque no mercado de hortifrúti. A falta de iluminação é prejudicial para a visualização dos produtos pelos clientes, mas também pelos seus funcionários, que precisam higienizar os produtos. Além disso, ambientes escuros, por mais que estejam limpos, aparentam estarem sujos. Evite a falta de iluminação, ainda que a única alternativa seja a iluminação artificial.
O hortifrúti demanda um trabalho maior por parte do cliente. Diferentemente das demais seções, no hortifrúti o seu cliente não vai apenas pegar um produto e colocar no carrinho, o que ele faria por exemplo com um pacote de arroz, uma caixa de leite ou um biscoito. Na seção do hortifrúti o cliente precisa localizar o produto desejado, pegar uma embalagem plástica, escolher um a um os produtos, colocar na embalagem plástica e, como ocorre em alguns estabelecimentos, direcionar-se para a pesagem do produto antes mesmo de ir ao caixa. Para auxiliar nesse processo, você pode posicionar os produtos de forma clara e intuitiva, organizando por setor as frutas, os legumes, as hortaliças, e assim por diante. Assim, o cliente conseguirá se localizar muito melhor quando for visitar o seu hortifrúti, o que ajudará a somar na experiência do cliente.
Com essas dicas importantes o seu estabelecimento estará no caminho certo para o sucesso!
Gostou do artigo de hoje? Então fique conectado ao nosso blog para saber sempre mais sobre o setor varejista.