Para quem acompanha com cuidado e atenção o número de vendas de serviços e produtos do negócio, seja ela qual for, com certeza já notou que existem épocas de baixa e épocas de pico. Via de regra, fatores externos ao negócio estão envolvidos, como por exemplo, datas comemorativas, período do mês e alterações climáticas.
Essas flutuações entre baixa e pico de demanda podem ser bem exploradas e trazerem retorno ao negócio se as estratégias corretas forem aplicadas. Isso porque estar bem-preparado para lidar com as demandas sazonais pode representar redução nas perdas de mercadorias, minimização de produtos faltando nas gôndolas e aumento na lucratividade.
O marketing sazonal abrange justamente esses períodos específicos do ano que alteram as vendas. Com um conjunto de ações voltadas a certos períodos do ano e datas comemorativas específicas, é possível aproveitar as oportunidades de ganhos.
No artigo de hoje, preparamos as principais dicas para alcançar resultados positivos com a demanda sazonal.
- Ter um cronograma de períodos
Não adianta pegar modelo pronto ou imitar o cronograma de um colega que atua em outro setor. Cada empreendimento tem sua própria sazonalidade. Sugere-se que esse cronograma seja dividido em duas óticas, a mensal e anual. Na ótica mensal, o mês deve ser separado em semanas e deve ser feita uma análise sobre o perfil da maioria dos clientes. Nessa análise devem ser foco quais mercadorias seus clientes costumam adquirir em cada semana. Já no cronograma visto pela ótica anual, considera-se as datas comemorativas de cada mês. Por exemplo, espera-se que no Natal as vendas de vinhos, refrigerantes, aves, carnes, e etc aumentem. Na Páscoa, os chocolates e derivados. No carnaval, as cervejas, bebidas destiladas e produtos para churrasco.
Sabendo de tudo isso é possível explorar as possibilidades de reduzir o estoque nos meses em que não há eventos festivos relevantes. Por exemplo, o mês de janeiro pode ser aproveitado para diminuir o estoque do Natal, promover o tradicional saldão e ampliar a venda de material escolar. Setembro é uma boa época para reforçar o planejamento e as ações dos meses seguintes, já que o dia da Independência do Brasil não altera a rotina do supermercado.
- Promoções também em datas importantes, mas menos conhecidas
Ao longo do ano, existem várias datas comemorativas menos conhecidas e que não são feriados. Mas para o seu público pode existir alguma relevância, então para o seu negócio também terá. Por exemplo, o Dia do Consumidor em 15 de março, uma data interessante para distribuir brindes nas compras de determinados produtos, especialmente aqueles de menor saída ou que precisam desencalhar das gôndolas. Atente-se também a datas pouco faladas como o dia do atleta, em 10 de fevereiro, por exemplo, uma oportunidade para vender produtos fitness e funcionais, como cereais e suplementos.
3. Planeje o estoque
Demandas sazonais oscilam, por isso é indispensável preparar o estoque e realizar as compras com antecedência. Certifique-se de que os produtos adquiridos são compatíveis com o público-alvo e com o período. Observe também os vencimentos das mercadorias para evitar perdas de mercadorias. Para fazer o controle de estoque de um jeito seguro e preciso, é importante contar com um software desenvolvido para supermercados, pois com ele será possível gerenciar e otimizar todas as atividades.
4. Diversifique o mix de produtos
Em datas especiais, geralmente os consumidores estão mais propícios a comprarem novidades. Por isso, a qualidade, a quantidade e a variedade dos produtos têm grande influência no comportamento de compra do consumidor.
Sendo assim, esse é um bom momento para o supermercadista disponibilizar mercadorias de marcas novas ou aquelas recém-lançadas pelos fornecedores tradicionais. Lembre-se que diversificar o seu mix de produtos também significa se destacar no mercado e melhorar a experiência de compra.
5. Utilize planos de contingência
O aumento do volume de vendas pode gerar surpresas desagradáveis. Para evitá-las, alguns cuidados específicos podem ser tomados. Em situações assim, o supermercado deve ser capaz de reagir de maneira rápida e eficiente, e o preparo é o jeito certo de fazer isso.
Tenha planos de ações para evitar, por exemplo, as filas extensas nos caixas e os atrasos nas entregas em domicílio em momentos de pico. Isso pode ser previsto com antecedência pelo cronograma de períodos, trazendo ideias de soluções, como por exemplo a contratação de novos colaboradores, o aumento do espaço para armazenamento de mercadorias, compras antecipadas de produtos e ampliação da capacidade de entrega domiciliar do supermercado.
6. Trabalhe com fornecedores confiáveis
Optar por parceiros comerciais competentes é fundamental, ainda mais quando é preciso atender o aumento da demanda. Para ter uma boa cartela de fornecedores, considere aqueles fatores como: oferecer bons prazos de pagamento e entrega rápida; ter estabilidade financeira e boa reputação no mercado; facilitar as negociações; dispor de certificação ISO 9001, etc.
Por fim, importante destacar que é fundamental acompanhar o histórico de vendas dos períodos sazonais e atualizar-se sempre para aprimorar as estratégias que deram certo e eliminar as falhas.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!