O consumidor está cada dia mais exigente e buscando agilidade, praticidade e qualidade nas interações de suporte, vendas e atendimento. E para suprir essas expectativas, as empresas vão atrás de inovação, adotando ferramentas, sistemas e canais que ajudam a aprimorar o relacionamento com cliente. Com certeza o Whatsapp é uma das ferramentas mais escolhidas pelas empresas para ampliar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente, pois esse aplicativo de troca de mensagens é muito bem difundido entre todos os públicos.
Mas como utilizar o Whatsapp de forma estratégica e aumentar as vendas? Esse é o foco do artigo de hoje e por isso preparamos algumas dicas para te ajudar nesse objetivo. Confira!
1. Conheça bem o seu público
Para que as suas ações sejam bem-sucedidas, elas precisam ser direcionadas para as pessoas certas. Não há como ter sucesso nisso sem conhecer seu público. E assim será possível engajar mais clientes pelo WhatsApp.
Entenda como o seu público se comunica, qual linguagem utiliza, se é adepto ou não a receber emojis, gifs ou figurinhas junto às mensagens. Lance mão de pesquisas, enquetes, acompanhe o comportamento da sua audiência e a interação com os seus conteúdos. Assim, a comunicação da sua empresa será mais assertiva e personalizada para cada perfil de cliente.
2. Distribua conteúdos relevantes sobre o seu mercado de atuação
Você pode criar engajamento com seus clientes a partir da distribuição de conteúdo relevante. Desse modo, distribua informações que se relacionam com o seu mercado, mas que não objetivam apenas a venda de um produto ou serviço. Dicas de receitas, de churrasco, de truques para limpeza da casa, conservação de alimentos, e outros conteúdos podem ser muito bem-vindos. Entretanto, alerte-se para a frequência dessas comunicações para não ser inconveniente e acabar perdendo essa possibilidade de contato com um bloqueio pelo destinatário.
3. Ofereça um atendimento mais humano
Os clientes se sentem mais engajados com uma marca quando o canal de comunicação é humanizado. Por isso, essa é a forma mais efetiva de dar início a um relacionamento duradouro.
Mesmo que a sua empresa já utilize a automação de mensagens, é possível personalizar cada envio e deixá-lo mais humano. Assim, o cliente saberá que está falando com uma pessoa e não com robôs!
Um exemplo de humanizar mesmo com o uso de robôs é levar para as suas conversas informações que você tem salvas em seu CRM sobre aquela determinada pessoa. Além disso, mostrar disponibilidade para ouvir sugestões e feedbacks também é uma ótima forma de estreitar os laços entre empresas e consumidores.
4. Crie estratégias de comunicação
É importante traçar as melhores estratégias de comunicação para ter os resultados que se deseja. Se o seu cliente está em busca de saber a disponibilidade de um produto por exemplo, não adianta falar sobre dicas de churrasco.
Por isso, ouça seu cliente, tanto para respondê-lo quanto para elaborar estratégias. Na hora de planejar, executar e mensurar as suas estratégias, aproveite a ajuda de ferramentas de automação para otimizar o tempo e as operações manuais da sua equipe.
5. Use listas de transmissão
Com esse recurso do app WhatsApp Business, você pode disparar uma única mensagem para até 256 contatos. A outra opção é criar um grupo no WhatsApp e divulgar seus produtos por lá, o que aumenta as chances da sua lista de contatos bloquear seu número como SPAM.
É preciso ter bom senso e entender que os clientes gostam de exclusividade, de um desconto feito especialmente para eles, do cuidado e da atenção de ter um canal exclusivo para falar diretamente com a empresa.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!