O que um sistema de ERP pode ter a ver com o aumento do faturamento do seu negócio?
Essa associação não é intuitiva ou tão óbvia, porque não basta que você simplesmente adote um sistema ERP para começar a faturar mais do dia para a noite, sem qualquer estratégia ou gestão.
Você bem sabe que administrar um negócio não é uma tarefa fácil e justamente por esse motivo que toda ajuda capacitada é bem-vinda.
O sistema ERP é essa ajuda capacitada e bem-vinda. É uma ferramenta inteligente que auxilia na gestão e nas tomadas de decisão, que terão impacto direto no faturamento do seu negócio.
Em outras palavras, para perceber que o sistema ERP pode aumentar o faturamento, você precisa entender que é com seu sistema ERP que você poderá, por exemplo, ter maior controle sobre as rotinas e armazenar e selecionar informações para conseguir fazer uma precificação correta, melhorar seus pedidos de compra e negociações com os fornecedores, eliminar rupturas, etc. O sistema é uma ferramenta que, se utilizada com intenção e estratégia, faz o seu negócio aumentar o faturamento porque oferece recursos valiosos.
Quando estamos falando especificamente do setor supermercadista, dois pontos principais se relacionam com a capacidade de um sistema ERP conseguir ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio. Esses dois pontos impactam fortemente no faturamento de um supermercado. São eles:
1. Diminuir as rupturas, melhorar os pedidos de compra e ter um controle de estoque
Esses três estão tão diretamente ligados que podem ser considerados como um único ponto. Veja só, se você tem o controle dos seus pedidos de compra, você tem a capacidade de negociação de preços com os seus fornecedores.
Assim, você consegue comprar a preços melhores e poderá vender a preços mais baixos, o que, por consequência, fará você vender mais já que tem melhor preço que os concorrentes. Os pedidos de compra se relacionam diretamente também com o controle de estoque, porque sabendo a necessidade de compra do seu negócio, não haverá uma compra em excesso (que gera quebra) ou deficiente (que gera ruptura).
Isto é, ter controle sob seu estoque auxilia no que você precisa comprar ou não, minimizando os episódios de perder vendas por não ter o produto que o cliente queria comprar.
Minimizando a ruptura, você deixa de perder essas vendas, ou seja, o sistema te ajuda a minimizar ou acabar com a perda de vendas por falta de produtos disponíveis, porque você fez um pedido de compras adequado e, além disso, está vendendo bem porque fez boas negociações quando realizou os pedidos de compra.
2. O relacionamento com seus clientes para aumentar o faturamento
O sistema ERP consegue te ajudar a melhorar o seu relacionamento com o cliente porque ele coleta dados muito importantes sobre seu cliente em cada venda.
Como por exemplo, o que seu cliente compra, quanto compra, quais dias da semana, do mês e do ano são mais movimentados, quais produtos preferidos, se tem tempo que ele não vai na sua loja, quanto costuma gastar, e muito mais.
Com base em informações como essas você pode montar e direcionar campanhas com foco em aumentar o faturamento do seu negócio. Por exemplo, pelo sistema você pode extrair informações sobre quais clientes se afastaram do seu negócio e trazê-los de volta para as compras.
Pode também estimular o consumo dos seus clientes com base no consumo que eles já demonstraram ter interesse, oferecendo a eles cupons de descontos personalizados com base nos seus interesses anteriores, captados pelo sistema.
Também dá para estreitar os laços com o seu cliente ao estar presente em datas especiais, como o aniversário dele, que é uma oportunidade para oferecer algum brinde, desconto, cortesia ou atrativo para consumo, por exemplo.
Para finalizar o entendimento sobre o que um sistema ERP pode fazer para te ajudar a aumentar seu faturamento, podemos compará-lo a uma ferramenta.
Imagine que você queira se deslocar a uma distância muito grande e compra um veículo, um carro. Ter este carro não te transportará automaticamente para o seu destino.
É necessário que você entre nele e, com a sua habilidade de condutor, conduza o veículo até o local que você escolheu chegar. Sem o carro e todos os seus recursos de conforto, segurança, velocidade, etc, com certeza seria muito mais difícil chegar ao destino.
Como uma ferramenta que é, um sistema ERP pode ser comparado a um carro que precisa de um condutor. Sozinho ele não vai gerar o resultado que você precisa, mas sem ele também seria muito mais difícil.
Ele é um recurso com incrível potencial para te ajudar a alcançar grandes resultados e fará isso se quem o utiliza souber usar de forma direcionada.
Gostou do conteúdo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!