A economia brasileira pode não estar em seus melhores dias, mas já dá discretos sinais de recuperação, graças ao pequeno aumento do PIB em 2018. Assim sendo, vale questionar: como expandir um negócio e aproveitar o início de uma possível onda de crescimento?
Por outro lado, nem sempre o aumento nas receitas depende da conjuntura econômica favorável. Embora esta seja uma condição das mais relevantes, é preciso avaliar uma série de fatores antes de decidir pelo melhor momento e de que forma expandir.
Portanto, que tal conhecer algumas estratégias que levarão sua empresa a um novo patamar? Continue aqui com a gente e tenha uma ótima leitura!
Amplie a oferta de produtos/serviços
Crescimento nem sempre tem a ver com abertura de novas unidades físicas ou contratação de novos colaboradores. Como expandir um negócio é sempre uma questão a ser avaliada em números, deve-se colocar em pauta, primeiramente, a ampliação do mix de produtos/serviços.
Nesse caso, o mais indicado é saber por meio de pesquisas junto aos atuais clientes se existe alguma mercadoria ou serviço que esteja em falta.
Outra medida é avaliar a concorrência para descobrir se há possibilidade de o seu negócio oferecer algo que diferencie a sua empresa. Você pode expandir a oferta com base no feedback dos clientes ou conforme possíveis brechas dos concorrentes.
Conquiste mais espaço no mercado
Você saberia dizer com exatidão qual a fatia de mercado que sua empresa atende? Perceba que esse fator não está ligado ao número de pessoas que moram em determinada região ou ao que pesquisas demográficas apontam.
Um mercado consumidor é a quantidade de pessoas que um pool de empresas de um mesmo segmento cobre por período. Vamos supor que um bairro conta com cinco escolas. Se elas fecham 300 novas matrículas todo mês, então esse é o número aproximado do mercado atendido.
Para ampliar sua participação, você tem como alternativas buscar clientes de novas fontes, o que implica investimentos em anúncios. A outra maneira é oferecer produtos ou serviços que os concorrentes não tenham, para “tirar” clientes deles. É como se o mercado consumidor fosse um bolo, em que o maior pedaço vai sempre para quem merece mais.
Faça parcerias
Uma empresa crescer sozinha é mais difícil. Por isso, muitas recorrem a parcerias, boa parte no modelo conhecido como joint venture, comum na indústria automotiva. É um tipo de cooperação em que empresas fazem uma espécie de intercâmbio de ideias, projetos ou de tecnologia, com ganhos mútuos.
Por ser um formato de parceria que geralmente é feito entre empresas de um mesmo segmento, o ideal é formalizar em contrato qual será o tipo de troca. Prazos, direitos e obrigações também devem ser muito bem definidos.
Mais do que saber como expandir um negócio, tenha em mente que isso significa atender a um número maior de pessoas. É necessário planejar as ações para não comprometer a qualidade dos produtos/serviços. Esse cuidado minimiza os riscos e, consequentemente, os bons resultados tendem a se perpetuar.
Agora que você conhece os passos para expandir o seu negócio, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Quem sabe não aparece alguém para fechar uma parceria?