Com certeza um dos momentos mais difíceis e importantes para a análise financeira do seu negócio é a conferência dos recebíveis com débito, crédito à vista e parcelado, e se eles estão de fato entrando na conta da sua empresa. Esse é o tipo de tarefa em que é essencial contar um sistema automatizado, capaz de fazer os cálculos e as verificações com mais assertividade do que um humano de forma manual.
Para começar, precisamos entender o que de fato é a conciliação de cartões. Realizar a conferência de cartões significa verificar se tudo o que foi vendido com cartões de crédito, débito e benefícios entrou corretamente no caixa da empresa, além de conferir se todas as taxas e tarifas acordadas com as operadoras de cartão estão sendo descontadas corretamente. Fora tudo isso, também faz parte dessa conferência verificar as taxas da antecipação de recebíveis e fazer a previsão dos recebimentos parcelados.
Na prática, existem dois jeitos de realizar a conciliação. Existe a forma manual, em que você necessariamente atribui a um funcionário a função de realizar essa conciliação de forma manual, utilizando uma planilha. O dia a dia desse funcionário será resumido em juntar todos os comprovantes de transação, também chamados de ticket, depois ele irá inserir na planilha todas as vendas pagamentos, parcelamentos, separando por datas de venda, data esperada de recebimento, valor bruto, valor líquido esperado, as bandeiras, as operadoras de cada venda e pagamento recebido. Em seguida, o funcionário irá, também manualmente, entrar em cada um dos portais, de cada uma das operadoras e conferir se as vendas do dia anterior estão realmente validadas. No mesmo dia, o funcionário irá manualmente conferir se os pagamentos da planilha constam pagos, com os descontos e liquidações. Todo esse trabalho é repetitivo, desgastante e absolutamente sujeito a erros em cada uma das etapas. O curioso dessa forma manual de conciliação é que ainda que exista um erro, um dinheiro que deixou de entrar, dificilmente você conseguirá descobrir. Isso porque até para checagem esse sistema de planilha dificulta muito a visualização e a análise financeira.
A segunda forma de realizar a conciliação de cartões é a forma automática. Essa forma faz muito mais sentido do que uma conferência manual, principalmente em uma realidade varejista, em que o volume de vendas é muito grande. Com um sistema de conferência automática, as operadoras enviam diariamente os arquivos de vendas, pagamentos e antecipações. Assim que o sistema é implantado na sua empresa, você precisará informar a ele quais são as taxas que você tem acordadas com as operadoras. A partir daí, o sistema irá organizar todas as informações e conseguirá detectar qualquer divergência, taxa incorreta, falhas, erros, falta de pagamento, cancelamentos etc. O sistema oferecerá relatórios completos e detalhados, com as datas e os valores que seu negócio irá receber. Tudo isso otimiza demais o tempo e diminui os custos que sua empresa teria com o modelo manual, além de oferecer mais segurança e confiabilidade das informações.
A Linear Sistemas possui essa solução de conciliação de cartões e adotá-lo ao seu negócio trará inúmeras vantagens. Se você ainda está em dúvida em fazer a transição da conciliação manual para a conciliação automática, confira a seguir uma lista com os diversos benefícios da conciliação automática:
- Confiabilidade das informações
- Redução de custos com funcionário
- Economia de tempo no processamento de informações
- Acesso facilitado e rápido a qualquer dado
- Menor chance de erros operacionais
- Diminuição de fraudes
Além disso, existem uma série de funcionalidades inclusas no sistema de conciliação de cartões, como:
- A emissão rápida de relatórios diversos, de acordo com a necessidade da empresa
- Controle sobre antecipações e parcelamentos
- Previsão de pagamentos
- Análise detalhada de vendas, como por exemplo, em qual horário sua loja mais vende, em qual modalidade de pagamento etc.
Existem motivos e vantagens de sobra para adotar a conciliação automática hoje mesmo no seu negócio. Afinal, modernizar o seu negócio significa evoluir, estar atento às transformações do mundo e da economia. Diante de um cenário cada vez mais competitivo e desafiador, é claro que sair na frente é uma grande vantagem. Se você busca modernizar cada dia mais o seu negócio, fique ligado ao nosso blog! Assim você terá acesso ao que há de mais moderno e relevante para o setor varejista.