Já explicamos aqui no blog #ConexãoLinear o que é o Merchandising e você pode verificar aqui.
Recapitulando…você lembra o que é Merchandising? Nada mais é do que o planejamento necessário para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, em quantidade e preços certos. Em outras palavras, expor e apresentar os produtos de modo adequado e estratégico a ponto de estimular visualmente o consumidor a comprar algo que não necessariamente esteja em sua mente.
Utilizando as técnicas de merchandising, você poderá reduzir os custos operacionais e a ociosidade de produtos no estoque, bem como aumentar a lucratividade e a competitividade do supermercado.
Por isso, hoje separamos novas estratégias de Merchandising para dar complemento às outras 5 estratégias que você já conheceu no primeiro post.
- Espaço vazio é prejuízo!
Prateleira ou gôndola vazia é um péssimo sinal para o consumidor, já que passa a impressão de descuido e falta de profissionalismo. Afinal de contas, se a prateleira está vazia é porque o produto não foi reposto, seja por falta no estoque ou por descuido. Por isso, a primeira técnica é sobre reposição de produtos no ponto de venda.
Atente-se ao fato de que quando o cliente não encontra aquilo que ele procura e também não tem a opção de substituir por algum produto similar, você perderá a venda e o cliente precisará comprar em outro estabelecimento. Portanto, fique de olho nas prateleiras, e não deixe espaços vazios.
- Invista em comunicação
Essa técnica é importantíssima, pois, quando bem aplicada, transmite profissionalismo e preocupação com o cliente. Saber falar com o cliente de maneira clara e amigável é importante em todas as situações de contato verbal, seja em promoções, comunicados internos, descrição de serviços ou até mesmo através do site da empresa. Quanto mais efetiva for a comunicação, maiores serão as chances de aumentar as vendas.
Lembra da identidade visual que explicamos no primeiro post? Pois é, ela é fundamental. Na comunicação impressa, inclua seus logotipos, suas cores, sua tipologia, sua mascote se houver e etc. E se a sua loja tem um tom mais descontraído e moderno ou se é mais sério e conservador, na hora de se comunicar também é preciso manter este tom, desde a linguagem até a escolha de fontes.
- Não ignore a sazonalidade
As datas sazonais são ótimas oportunidades para esvaziar o estoque, apresentar um novo produto e realizar ofertas. Ocasiões como Natal, carnaval ou dia dos pais oferecem ao supermercado a oportunidade de criar PDV’s temáticos e fazer promoções diferenciadas. Nessas ocasiões, é possível criar combos de produtos e vender kits para facilitar a vida dos clientes.
No Carnaval a busca por bebidas aumenta consideravelmente. Já no Natal é possível vender cestas prontas e diversos outros produtos relacionados às festividades (aves, vinhos, carne bovina). Comumente, no dia dos pais, as famílias comemoram fazendo churrasco. Portanto, aproveite essas ocasiões para envolver os consumidores e vender mais. Outras ocasiões são muito bem-vindas para esvaziar o estoque e realizar ofertas, como o dia dos namorados que se aproxima, oportunidade para vender de tudo, desde chocolates e bichinhos de pelúcia até itens de tecnologia.
- Use a tecnologia
E por falar em tecnologia, ela não pode faltar nas suas técnicas de merchandising, pois ela pode aumentar a interatividade e a comunicação com o cliente, sem falar na possibilidade de prestar auxílio aos consumidores nos processos de tomadas de decisões de compras.
Antes de adquirir um produto, é natural que o cliente queira entender melhor o seu funcionamento, verificar suas potencialidades e tirar dúvidas. Por isso, disponibilizar protótipos — ou modelos virtuais — e oferecer ao público a possibilidade de experimentar e conhecer melhor a mercadoria é um diferencial.
Vale lembrar que, para garantir o sucesso do supermercado, o uso da tecnologia não deve se limitar às demonstrações. O software de gestão para varejo auxilia o controle de todas as operações, otimiza o uso dos recursos, permite uma visão global do empreendimento e disponibiliza informações indispensáveis ao bom gerenciamento.
Essas foram as 4 novas técnicas de merchandising para impulsionar as vendas do supermercado. Elas podem ser aplicadas em conjunto ou separadamente com as dicas do primeiro post para aumentar os lucros, cativar o cliente e melhorar a imagem da empresa.
Seguindo ao menos algumas das dicas apresentadas, o seu negócio terá mais chances de captar olhares do seu público e de converter vendas.
Se você gostou deste post, fique atento às novas postagens do blog.