Junho já chegou com tudo e estão todos muito animados com a volta das festas juninas depois de dois anos sem essas festas nos moldes tradicionais devido a pandemia. O dia de São João mesmo, é dia 24 de junho. Mas muito mais do que este dia as festas juninas duram. É perfeitamente normal em muitos lugares Brasil afora que a época de festas juninas se estenda até julho ou até mesmo agosto.
Pode-se ver que essa celebração é longa e muito amada pelos brasileiros. É por esses e outros motivos que o seu supermercado não pode deixar que essa tradicional época passe em branco sem canjica. Isso porque, este período representa uma oportunidade excelente de te ajudar a aumentar as vendas durante o período.
No artigo de hoje, preparamos várias dicas para você que pretende vender mais nessa época de festas juninas:
- Tem que entrar na dança!
Festa junina tem o que? Alto astral, bandeirinhas coloridas, chapéu de palha, músicas típicas, xadrez, balões e muito mais. Não deixe de decorar o ambiente da sua loja com itens que lembrem essa decoração. Não precisa utilizar todos os itens se não quiser ou não puder, mas ter algo que lembre dessa época festiva de comilança e alto astral fará com que seu cliente compre para festejar também!
2. Monte ilhas de produtos que fazem sucesso nessa época
Que tal montar uma ilha com comidas típicas? Dá para fazer de diversas formas, como por exemplo, montar uma ilha com ingredientes principais para as receitas ou então com as receitas prontas. Vale lembrar que vale a pena incluir também produtos especiais como os sem glúten, sem lactose, sem açúcar e etc, para que um público maior seja alcançado. Para além do que é facilmente perceptível como itens típicos dessa época (milho, canjica, paçoca, pipoca, caldos, etc), é muito importante considerar os parâmetros de anos anteriores para verificar se não está se esquecendo de nenhum item que tem alta demanda nesse período.
3. Ofereça kits juninos
Além de montar as ilhas, dá para montar também kits de produtos. Isso é interessante para diversas ocasiões, como por exemplo, o consumo imediato, presentear alguém especial, fazer uma receita em casa e mais. Para o seu negócio as vantagens são várias, como aumentar o ticket médio, agregar valor aos produtos, fazer com que vendam itens que nem sempre seriam comprados de maneira isolada e proporcionar uma experiência positiva aos seus clientes. O kit junino pode conter desde itens de decoração, como mini chapéu de palha e bandeirolas, até produtos como paçoca e demais doces de amendoim, pipoca, pedaços de bolo, farinha de milho flocada (para fazer cuscuz), entre outros.
4. Capriche no marketing
Personalize a capa das redes sociais da empresa com um tema junino, para que o mundo virtual se harmonize com o físico. O que você pretende publicar no período da festa? Que tal postar dicas com receitas deliciosas?
Ao fazer isso, quando o seguidor precisar de um produto relacionado, vai lembrar da sua marca. O reconhecimento é uma das vantagens de investir em marketing de conteúdo. Pense nisso!
5. Decoração Externa
A decoração da loja também pode contemplar a parte de fora, justamente para chamar a atenção de quem não visita ou raramente vai à sua mercearia. Bandeirinhas, xadrez, laços e até música típica são algumas ideias para decoração de festa junina na sua loja ou para ajudar no clima característico. Assim, você diferencia o seu estabelecimento dos outros da vizinhança, atraindo novos clientes.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao melhor conteúdo sobre o seu setor. Até breve!