Toda empresa precisa desenvolver uma escala de folgas para atender as necessidades do negócio e garantir o bem estar da equipe. É importante ter uma gestor responsável por desenvolver e organizar uma escala de folgas, que atendam as demandas do estabelecimento, ao mesmo tempo em que os funcionários possam ter seus dias de descanso assegurados. As escalas fazem parte de um planejamento que define a estrutura de trabalho e como funcionará o atendimento na sua loja. Essa é uma prática que precisa ser aplicada em todos os negócios, pois dessa forma é possível ter um controle completo do funcionamento da empresa, além de melhorar a produtividade da sua equipe, com a criação de uma rotina.
Por isso, no post de hoje, você vai aprender a estruturar a escala de folgas dos seus colaboradores.
Por que definir escalas de folgas?
Toda empresa deve ter um horário de funcionamento adequado para atender as necessidades dos clientes. No caso do varejo, essa escala é estendida e geralmente vai além do horário comercial. Funcionando de segunda a segunda, abrindo cedo e fechando no fim da noite, é preciso organizar os horários, para que todos os setores mantenham a produtividade e para que os funcionários tenham folgas de acordo com as normas da lei trabalhista.
Esteja atento a lei
Com a recente reforma trabalhista, diversas normas foram modificadas, sendo necessário que os varejistas estejam por dentro dessas mudanças para seguir todas as regras da escala de folgas. Ou seja, é importante cumprir os limites de horas que os funcionários podem fazer por dia e por semana, realizando o cálculo correto ou compensação das horas extras. Outros pontos relevantes e que devem ser pensados no momento da definição da escala é o horário de almoço e o banco de horas, que influenciam nas horas finais de cada colaborador. O setor de RH deve ser rígido com os registros de ponto da equipe, pois esses dados são fundamentais para a elaboração das escalas.
Ofereça descansos
Pode ter certeza, funcionários descansados são menos estressados e consequentemente mais produtivos. Por isso, ofereça bons acordos de folgas para os seus colaboradores, pois essa prática leva a um ambiente de trabalho mais saudável e a uma equipe fortalecida. Não adianta ter funcionários que trabalham além do horário estabelecido, pois o que pode parecer uma vantagem para o seu negócio, a longo prazo se mostrará um empecilho, com colaboradores cansados, estressados e mais suscetíveis a erros. Encontre um equilíbrio de folgas que atendam as demandas da sua empresa e que mantenham o bem estar da sua equipe.
Tenha uma planilha
Planilhas de gestão são grandes aliadas na organização das escalas de folga. Com o seu sistema ERP é possível criar uma planilha automática, que contenha todas as informações relevantes para a definição das escalas. Na planilha você deve ter registrado os pontos do colaborador, as horas extras, o banco de horas, intervalos e folgas. Esses dados devem ser usados para o planejamento e organização dos horários e dias de folga da equipe, garantindo que todos descansem e que seu negócio tenha pleno funcionamento.
Tipo de escalas
Existem atualmente quatro tipos de escalas permitidas por lei. A definição da escala para a realidade de cada colaborador ou setor, é fundamental para o funcionamento do seu negócio. São elas:
6 x 1- Nesse sistema o colaborador trabalha seis dias da semana e folga um, ou seja, após seis dias consecutivos de trabalho ele deve folgar um, independente de que dia da semana seja.
5 x 1- Nessa escala, a cada cinco dias o trabalhador tem um dia de folga e obrigatoriamente deve ter folga em um domingo do mês.
5 x 2- Essa é a escala mais comum, muito usada pelo comércio, onde o funcionário trabalha de segunda a sexta e folga no fim de semana (sábado e domingo).
12 x 36- Essa é uma escala usada geralmente em áreas com a necessidade de longas jornadas, com o colaborador trabalhando 12 horas direto e com descanso de 36.
Gostou das dicas para estruturar a escala de folgas dos colaboradores na sua empresa? Que tal ficar por dentro de todas as novidades que postamos em nosso blog? Para isso, assine nossa newsletter e siga nosso perfil no Linkedin, para não perder nenhum conteúdo.