Com a pandemia do coronavírus e a recomendação da Organização Mundial da Saúde para que as pessoas fiquem em casa, os varejistas estão tendo que se adaptar a uma nova realidade. Houve uma redução significativa no número de pessoas nas ruas, resultando na diminuição do movimento nos estabelecimentos. Os clientes estão ampliando a demanda por vendas online e o varejo precisa investir na modalidade e-commerce, para evitar a perda de vendas.
Então, o artigo de hoje, vai te ajudar a entender como o e-commerce pode ser um facilitador para o seu negócio em tempos de COVID-19.
O que é e-commerce?
Antes de implantar a venda online na sua empresa, é preciso entender o conceito de e-commerce. Esse termo se refere ao comércio eletrônico, que utiliza da internet para a divulgação e efetivação de vendas. Os clientes querem garantir a segurança e saúde, por isso, muitos estão optando por não saírem de casa e realizarem suas compras online. Segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online cresceram cerca de 100%, desde a chegada do coronavírus no Brasil, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Entregas físicas e online
Como os supermercados e padarias fazem parte do grupo de serviços essenciais, existem duas formas para que você realize as vendas online. Uma delas é o delivery, onde os clientes fazem o pedidos de forma remota e sua loja disponibiliza entregadores, para levarem as compras até a casa do cliente. Outra opção é que o cliente realize a compra online, escolhendo os produtos e ele mesmo vai até o estabelecimento buscar a compra, seguindo todas as regras (sem aglomeração, uso de máscara e álcool em gel e os consumidores ficam do lado de fora da loja).
Vendas via mobile
As vendas feitas via mobile (smartphone, notebook ou tablete) representam grande parte das compras online. O seu negócio precisa investir em um sistema que ofereça essa opção e fazer parcerias com aplicativos de entrega, que são muito usado pelos consumidores, na hora de escolher em que local fazer o pedido.
Estratégia Omnichannel
A estratégia Omnichannel consiste na realização de um processo de comunicação, por via de diversos canais, ou seja, você tem que se comunicar com o seu cliente pelo meio que for mais cômodo para ele e fazer com que ele tenha a melhor experiência possível. Essa estratégia se aplica no e-commerce, já que a atenção ao atendimento ao cliente deve ser pensado tanto no espaço físico quanto no online. Personalize sua comunicação para falar com os clientes remotamente, como por exemplo, fazendo uma promoção especial para quem escolher a compra online.
Adaptação do cliente
Apesar do crescimento significativo do e-commerce nos últimos anos, muitas pessoas ainda preferem fazer compras físicas, por ainda não conhecerem essa modalidade. O isolamento social está mudando esse pensamento e os clientes estão tendo que se adaptar a essa opção.
A sua empresa precisa garantir que os consumidores sintam segurança na compra online e que eles consigam realizá-las com facilidade. Para isso, uma das principais tecnologias para o seu estabelecimento comercial é um sistema de gestão. A Linear Sistemas é uma empresa especializada e referência em soluções em Gestão ERP para o varejo. O software é integrado ao e-commerce, o que é essencial para que os dados digitais do seu negócio sejam seguros e atualizados. Ofereça aos seus clientes mais conveniência sem abrir mão da qualidade, controle e segurança.