A área da alimentação é uma das que sofrem menos impacto diante das adversidades econômicas. Afinal, alimentos são itens básicos e configuram-se como necessidade. Contudo, isso não significa que os supermercados podem ficar parados no tempo e apenas esperar que o cliente chegue ao seu negócio.
Com o passar do tempo, surgem novos comportamentos e o setor precisa acompanhar as tendências para supermercados. Somente assim, será possível permanecer competitivo no mercado e conseguir resultados expressivos.
Interessou-se pelo assunto e quer conhecer, então, quais são as novidades do setor que vão não só ampliar as vendas, mas também melhorar a experiência do consumidor? Continue a leitura!
Customização de produtos e serviços
Em um mundo marcado pela alta tecnologia e globalização, serviços e produtos padronizados permanecem atendendo perfeitamente o público, certo? Errado! Mais do que nunca, os clientes dão prioridades para marcas que conseguem oferecer uma experiência única. É nesse contexto que surge a importância de investir na customização.
Ofereça para os clientes algo especial, que seja compatível com o estilo dele. Isso vale também para o atendimento. Existem pessoas que preferem ser abordadas de forma mais descontraída e coloquial, enquanto outros não abrem mão de um atendimento mais formal.
Perceba, aqui, que não existe um certo ou errado — apenas maneiras distintas de tratamento que vão deixar o seu cliente mais confortável, fator que vai ajudar na fidelização. Por isso, a personalização de produtos e serviços é uma tendência não só no setor de alimentação, mas em todas as áreas.
Investimento em e-commerce
A internet, sem sombra de dúvidas, é um facilitador, sobretudo quando o assunto é compras. Afinal, em questão de minutos é possível efetivar um negócio, e o melhor: sem ter que sair de casa e com preços acessíveis. Não à toa, os comércios eletrônicos têm se destacado, uma vez que o comportamento do consumidor mudou.
Acredite: essa premissa também é válida para os supermercados. O ideal, então, é mesclar espaço virtual com loja física. Essa é uma das receitas para o sucesso.
Conveniência e agilidade
Enquanto cliente, imagine a possibilidade de ir a um supermercado e não enfrentar nenhuma fila e nem mesmo precisar passar por um caixa. Parece uma ideia sensacional, não é mesmo? Então, saiba que isso já é viável. Existem lojas com propostas inovadores, como é o caso da Amazon Go, em que um sistema reconhece o cliente pelos olhos e cobra o valor dos itens por um aplicativo de celular. Prático e efetivo.
Claro que essa novidade não vai chegar aqui no Brasil da noite para o dia, mas a tendência é que, com o passar do tempo, os supermercados apostem em ideias revolucionárias, otimizando os processos.
Fato é que os empresários que não se adaptarem a essa nova realidade vão perder espaço para os concorrentes e podem até fechar as portas. Lembre-se, aqui, de que você não deve ser apenas mais um entre tantos outros.
O intuito é ser diferenciado, apresentando produtos e serviços atrativos que cativem o público. Para isso, é preciso sair da zona de conforto e investir em ferramentas capazes de aprimorar o negócio como um todo.
Agora que já conhece as principais tendências para supermercados, veja como o BI (Business Inteligence) pode otimizar a gestão de vendas da empresa.