Sangria é uma retirada de dinheiro em espécie do caixa. Esse recolhimento de valores do caixa pode ser realizado sem programação, a fim de suprir alguma demanda de gastos do estabelecimento. Porém, considerando que esse tipo de sangria não é um hábito saudável para nenhum estabelecimento, falaremos hoje da sangria correta, a realizada programada, como forma de segurança.
Existem dois tipos principais de sangria. Uma se denomina sangria total, que é o recolhimento de todos os documentos do caixa, e essa sangria é realizada uma única vez, ao final de cada dia. Também existem as sangrias únicas, que são retiradas de dinheiro durante o dia.
A sangria como forma de segurança ajuda no processo de contabilização de valores, que serão comparados com os relatórios do operador em questão. Ao encontrarmos uma discrepância entre os valores apresentados no relatório e os dados da sangria, tem-se a famosa quebra de caixa. Se o valor que consta na sangria for maior que os dos relatórios, a quebra é positiva. Porém, se o valor for menor é um indício de que há uma irregularidade no caixa, isto é, possivelmente foi passado algum troco errado, ou ocorreram furtos ou fraudes.
Por isso, a sangria tem duas finalidades importantes. A primeira delas é a de evitar o furto pelos colaboradores de caixa ou quem quer que tenha acessou à gaveta de dinheiro. E a segunda é a de minimizar o prejuízo quando ocorrer um roubo no estabelecimento, pois a sangria evita que se acumule muito dinheiro nos caixas.
Existem algumas vantagens de realizar a sangria nos caixas, como por exemplo, evita-se que o acúmulo de dinheiro chame a atenção de pessoas mal-intencionadas e também não se coloca em risco a segurança dos seus colaboradores, dos seus clientes e do próprio estabelecimento.
Na rotina diária de procedimentos internos do estabelecimento, a sangria cumpre papel importante, pois agiliza o fechamento do operador de caixa, visto que há menos dinheiro em espécie a ser contado, deixando o colaborador disponível para realizar a conferência dos demais documentos como comprovantes de cartão de crédito e débito, comprovantes de venda a prazo e cheques. Ainda sobre a rotina dos seus colaboradores, a sangria reflete uma agilidade no processo, liberando seus colaboradores mais rapidamente para a troca ou para o encerramento do turno. A sangria agiliza o procedimento da tesouraria, visto que dinheiro vai ser entregue de forma organizada.
Esse post foi útil para o seu negócio? Continue acompanhando o nosso blog, pois traremos sempre o melhor conteúdo para enriquecer a gestão do seu negócio.