O mercado está caracterizado por públicos específicos e justamente por isso os segmentos estão cada vez mais nichados e as estratégias de marketing mais direcionadas para cada um desses grupos específicos. Curiosamente, o marketing de massa vem em sentido oposto, ignorando propositalmente as diferenças entre os públicos e focando em alcançar um maior número de pessoas.
A verdade é que, em muitos negócios, o marketing de massa não tem como funcionar, como por exemplo, o nicho de bebês. Não faz sentido fazer marketing de massa com esse nicho, pois um público muito diverso irá ter acesso ao conteúdo, porém pouco interesse se não for uma gestante, pais, avós ou alguém que busque artigos de bebês para presentear. Por ser destinado a um grupo muito específico, o marketing direcionado faz mais sentido e traz mais resultados para esse tipo de negócio do que o marketing de massa.
Ao contrário do varejo, onde o marketing de massa se encaixa perfeitamente bem, pois é um setor que atende o público em geral. Todos os públicos precisam e fazem compras em supermercados. Muitas empresas apostam nessa estratégia com o objetivo de ganhar maior exposição e, assim, gerar valor para a marca.
Os meios utilizados para fazer marketing de massa são os tradicionais que você já conhece, como redes sociais populares, emissoras de TV, outdoors, panfletos, entre outros. Existem outras formas muito interessantes, como o marketing por meio de esculturas, pinturas, flashmobs ou outros tipos de intervenções nas paisagens urbanas. Nessas formas, o intuito é envolver os consumidores e despertar reações, sejam elas a de comprar produtos, conhecer a empresa ou até provocar a concorrência.
Seja qual for a forma escolhida para fazer o marketing de massa no seu negócio, tenha em mente que existem vantagens e desvantagens de adotar essa estratégia com público geral. Algumas vantagens que podem ser observadas são o alcance de público, o menor valor investido e o fortalecimento da marca. Mas em contrapartida, podem ser observadas também desvantagens como resultado dessa falta de público específico, como uma possível indiferença por parte do público, resultados demorados e de difícil quantificação, e dificuldades para concretizar a fidelização de clientes.
O que vai fazer pesar as vantagens e as desvantagens desse tipo de marketing é o seu tipo de negócio. Sendo um negócio com produtos muito específicos, a estratégia de marketing de massa não é recomendada. Mas se o seu negócio for destinado a todos os públicos, como é o caso das padarias e supermercados, por exemplo, o marketing de massa é muito benéfico e recomendável.
Gostou do artigo de hoje? Então continue conectado ao nosso blog para ter acesso ao que há de melhor sobre o setor varejista. Até breve!