Você sabia que as etiquetas são parte fundamental no supermercado? Elas podem parecer apenas um detalhe sem importância, mas as etiquetas são meios de organizar e orientar o cliente dentro da sua loja. Em um supermercado, você encontra uma variedade infinita de produtos e mesmo os da mesma seção, podem apresentar marcas e preços diferentes. Assim, fica claro que é necessário investir em etiquetas que tragam informações sobre cada um desses produtos. Existem diferentes tipos de etiquetas, que se encaixam para diferentes funções. É papel da equipe do supermercado identificar onde as etiquetas devem ficar e qual tipo usar para cada setor.
Dessa forma, no artigo de hoje, vamos te mostrar a importância das etiquetas nos supermercados.
Por que etiquetas são importantes?
Como já citamos, as etiquetas fazem parte da sinalização da sua loja e servem para organizar e orientar os clientes. Para além disso, as etiquetas servem também para chamar a atenção do consumidor e podem melhorar a experiência de compra, já que muitos clientes ficam irritados quando não conseguem saber o preço dos produtos. Já pensou se os supermercados não tivessem etiquetas e os clientes tivessem que perguntar para os funcionários o preço de cada produto que eles quisessem levar? As compras levariam horas e os consumidores iriam desistir em algum momento. As informações presentes nas etiquetas podem ainda convencer seu cliente a levar ou não certo item.
Quais são os tipos?
Existem diferentes tipos de etiquetas, que atendem as necessidades específicas do seu supermercado. Separamos os três modelos mais utilizados, para você entender como cada uma funciona:
Papel
A etiqueta de papel é clássica e a mais usada nos supermercados. Ela geralmente fica fixada em um suporte plástico nas prateleiras das gôndolas. Nela devem estar incluídas informações sobre o produto e o preço. É necessário encontrar uma gráfica com bom custo-benefício, já que os preços dos produtos mudam constantemente e as etiquetas precisam ser trocadas.
Adesivo
A etiqueta adesiva se parece muito com a de papel, com diferença de ter uma cola para aplicação. Esse modelo tem uma manutenção mais simples, já que é aplicado diretamente na estrutura da gôndola e não corre o risco de cair ou ser danificado. A adesiva é indicada para produtos que precisam ter detalhes descritos e para a impressão de códigos de barra.
Eletrônica
A etiqueta eletrônica é menos comum, porém muito prática. Quando um produto muda o preço, você não precisa produzir outra etiqueta, ela atualiza as informações automaticamente. Esse modelo deixa as gôndolas mais organizadas e bonitas visualmente.
Onde colocar?
Agora que você conheceu os tipos de etiquetas mais usadas nos supermercados, vamos conhecer os espaços onde elas devem ser colocadas para guiar a experiência de compra do cliente.
Gôndolas
As gôndolas são os principais espaços onde as etiquetas são colocadas, já que é o lugar onde os produtos ficam expostos. É importante que as etiquetas tenham tamanhos que não ocupem muito espaço (para não poluir o ambiente), mas que apresentem todas as informações do produto de forma clara.
Produtos
Muitos produtos do supermercado vêm com uma etiqueta depositada diretamente na embalagem. Essa prática é comum e serve para otimizar os espaços nas gôndolas e facilitar para o cliente o acesso a informação do produto. É importante que apenas itens com estabilidade de preço tenham etiqueta na embalagem, para evitar danificá-la se for necessário trocar.
Balanças
Nos setores como açougue e FLV, as balanças são componentes fundamentais para determinar o preço dos produtos escolhidos pelos clientes, de acordo com a quantidade. Nela, os itens são pesados e automaticamente uma etiqueta adesiva é gerada, com o preço e a barra de código para pagamento no caixa.
Como você viu neste post, as etiquetas são fundamentais no supermercado e quando bem sinalizadas, podem aumentar as vendas e ajudar sua empresa. Esperamos que com essas dicas, você consiga melhorar a experiência do seu cliente e conquistar mais consumidores para seu estabelecimento! Por falar na relação com o consumidor, sabia que a Linear possui um setor de relacionamento com o cliente? Para saber mais entre em contato conosco.