No varejo alimentício, cada seção tem suas próprias particularidades, mas é claro que existem seções mais lucrativas. Identificar essas seções é muito útil e eficiente para a elaboração de estratégias para aumentar ainda mais os ganhos do seu negócio.
AÇOUGUE
O açougue tem grande participação no faturamento do varejo alimentício. Entretanto, ao mesmo tempo em que a lucratividade dessa seção pode te levar ao paraíso, ela também pode te levar às ruínas. Isso acontece porque, apesar de ser uma seção lucrativa, é muito fácil e comum levar grandes prejuízos. Um exemplo disso é a fraude, bastante comum entre açougueiros, de vender para o cliente um corte mais caro com o preço do mais barato. Além da má-fé – que é intencional – nesta seção seu negócio ainda está sujeito à ignorância e despreparo da mão-de-obra, que pode fazer cortes errados, desperdiçar peças de carne, fazer a conservação inadequada e estragar produtos, atender mal o cliente, não seguir normas de condutas sanitárias, e diversos outros requisitos intrínsecos e necessários ao desempenho minimamente aceitável da profissão.
Realmente é difícil conseguir contratar um bom funcionário para este setor, mas a solução para contornar esse problema é suprir as defasagens. Isso significa que, se o funcionário ideal não existe, você precisará cria-lo. Ofereça treinamento ao funcionário para que ele se qualifique à altura do cargo que ocupará. Esse com certeza é um investimento que vale a pena, apesar de sempre existir a possibilidade de perder o funcionário para outra vaga no dia seguinte, a temida rotatividade característica do setor varejista. Mas treinar alguém que faça o trabalho como tem que ser feito, é muito mais vantajoso financeiramente do que demitir um funcionário ruim, pagar seus direitos e ir atrás de outro para substituí-lo urgentemente, ou de ficar com o funcionário ruim dando prejuízos financeiros todos os dias na seção.
Para aumentar a lucratividade ainda existem outras possibilidades muito interessantes, como aumentar o mix de produtos e vender mais opções de corte. Vender produtos embandejados e carnes já temperadas proporciona praticidade para o seu cliente e lucro para a seção.
PADARIA
A padaria é uma das seções que mais contribuem percentualmente para o aumento da margem bruta de lucro do supermercado. A fabricação própria permite a diversificação de produtos, sabores e versões, o que pode ser um grande diferencial para os clientes. Além disso, essa grande variedade permite oferecer produtos nas mais diversas faixas de preços, atraindo também clientes de todas as faixas de renda.
Oferecer ao cliente uma diversificação nessa seção é o segredo. Não se restrinja a oferecer apenas o tradicional pão francês. O ideal é ofertar diversos produtos como pães doces, brioches, salgados, bolos e outros. Para além disso, agregar uma lanchonete à padaria do supermercado faz com que essa seção se torne ainda mais vantajosa.
HORTIFRÚTI
Os consumidores brasileiros gostam muito dessa seção e compram muitos produtos frescos, como folhas, frutas e verduras. É por esse motivo inclusive que a feira é tão popular no país. Essa seção também precisa de um cuidado especial na hora da comercialização, uma vez que esses alimentos devem passar pelo padrão de segurança alimentar exigido, garantindo que a manipulação ocorra de acordo com as melhores práticas.
Do ponto de vista do consumidor, é fundamental que os produtos disponibilizados estejam frescos e com boa aparência. Além disso, por ser um setor geralmente movimentado, é importante que o espaço de circulação seja adequado.
Todos os produtos do hortifrúti são de alto giro e impactam diretamente na lucratividade do seu negócio. O segredo para ter sucesso é aliar o bom preço à qualidade. Não é necessário praticar preços baixíssimos e oferecer produtos de primeira qualidade, porque isso significaria prejuízo na certa. Mas a verdade é que um produto em boas condições e com um preço dentro da expectativa pelo o que ele vale é o que vai conquistar seu cliente e fazê-lo comprar mais.
Para além de tudo isso, vale a pena lembrar que os produtos do hortifrúti, em sua maioria, são produtos sensíveis, que precisam de cuidados de armazenamento, exposição e higiene para que não se deteriorem. É muito comum que produtos estraguem de um dia para o outro no hortifrúti, e isso obviamente significa dinheiro perdido. Por isso, além de zelar belas boas condições de conservação desses produtos, tenha um alinhamento bastante realista sobre as quantidades a serem compradas a cada pedido de compra.
Ter atenção e cuidado com todas essas seções em destaque pode ser o grande diferencial da sua empresa. Lembre-se, por fim, que é importante focar nas seções mais lucrativas de um supermercado, mas não somente nelas. Afinal, mesmo aquelas que não apresentam desempenho tão relevante contribuem para o resultado financeiro da empresa.
Gostou do artigo? Então fique conectado ao nosso blog para saber sempre mais sobre o seu setor. Até breve!